kropotkin jfif
(12.98 KB, 215x234)
Pensei esses dias sobre Bakunin e principalmente sobre Kropotkin. A maioria dos grandes pensadores socialistas do século 19 eram, com excessão de Prudhon, burgueses (sei que existe uma explicação para isso, entretanto, não pretendo tratar disso nesse fio); Os casos de Kropotkin e Bakuni chamam especial atenção pois, para além do privilégio burgês, ambos conservavam em sua linhagem familiar o privilégio real, tinham sangue azul.
Não sou um especialista na biografia de nenhum dos dois, mas, bem, paciência.
Kropotkin era um polímata, todos os seus estudos convergem em algum ponto para sua tese anarcocomunista (principalmente os estudos geográficos e antropológicos); Kropotkin era um principe (a estrutura de nobresa russa é diferente da ocidental, ser principe não significava ser herdeiro do trono do tsar, mas ainda assim era um título bastante importante), tinha para si reservado um destino bastante confortável.
Bakunin nasceu no seio da nobreza e da aristocracia da região de Tver,desde o início da vida havia sido pensada para ele um brilhante carreira no exército russo.
Não sei se é só retardadismo da minha parte pensar assim, mas as esperanças dessas pessoas num futuro melhor parecem ter roubado absolutamente suas vidas. Bem idiota essa ideia não é? Também achei, mas parece ser verdade.
"Acreditar demais" parece ser prejudicial em todos os aspectps; para usar como exemplo: Não parece estranho que o xingamento "carola" tenha sido criado num tempo em que a maior parte da sociedade brasileira se identificava como cristã católica? Aquele que "acredita demais" sempre vai ser visto como um otário e sempre vai ser passado para trás e quanto menos pragmática é a crença mais otário é aquele que crê.
Toda essa tourobosta de viver da forma mais honesta e honrosa possível,amar e ser gentil com o próximo, parece ser só isso mesmo, tourobosta.
Claro, essas conclusões são bem óbvias e não há nada de novo em tudo o que eu escrevi, mas esses dias fiquei pensativo sobre o quanto esses mesmos conceitos estão profundamente arraigados na ideia geral do socialismo mesmo que geral goste de bancar o cientista frio e calculista; sabe, aquele lance de todos poderem viver com dignidade e, no caso dos comunas, "dar a cada qual segundo suas necessidades".
Walltext longo e desnecessário, nem eu sei porque escrevi isso.