> Por que não usar o Tor diretamente?
Porque o Instagram bloqueia a criação de contas através de nós de saída do Tor.
> O Tor e a VPN protegerão-me em caso de quebra de sigilo ou investigação policial?
Provavelmente sim.
A Proton VPN é confiável e o Tor é ainda mais seguro. Mas, se você não confia na Proton VPN, pode usar a Mullvad VPN ou qualquer outra VPN que ofereça arquivos de configurações OpenVPN. E, se você não confia no Tor, também pode configurar o torrc no Orbot para usar bridges selecionadas, utilizar nós estritos e definir os nós de saída que você confia.
> O MyInsta ainda consegue dados do meu celular?
Sim, mesmo isolado pelo Insular, ele pode fazer chamadas nativas para a API do Android e conseguir alguns dados sensíveis, como IMEI, IMSI e Google Ads ID.
Porém... boa parte desses dados já são mitigados pelo isolamento, pois o perfil de trabalho possui seu próprio Android ID, sua própria lista de contatos, sua própria lista de apps instalados e assim por diante. Você também pode gerenciar permissões com ADB através do Shizuku, sem precisar de um computador, mas isso é mais avançado. De toda forma, o MyInsta é um clone sem código ofuscado, então você pode mockar todas as chamadas com dados falsos usando algo como o Frida Gadget ou semelhante, mas isso também é avançado. Minha recomendação é simplesmente usar um celular dedicado para essas contas ou, pelo menos, não usar um chip de celular no mesmo aparelho que você comete ilegalidades...
> Eu preciso de root pra isso tudo?
NÃO.
Alguns pontos importantes: você consegue pausar o perfil de trabalho quando quiser e até congelar apps nele, o que é útil se quiser que tudo ali pare de funcionar em segundo plano por um momento.
Você também pode definir uma senha para o perfil de trabalho nas configurações.
Isso é tudo.