/canudos/ - Nova Canudos

A Trincheira do Cybeproletariado BR


New Thread
X
Max 20 files0 B total
[New Thread]

Page: Prev [1] [2] [3] [4] Next | [Index] [Catalog] [Banners] [Logs]


thumbnail of Constituição da Comuna de Paris.jpg
thumbnail of Constituição da Comuna de Paris.jpg
Constituição da... jpg
(28.95 KB, 407x361)
Primeiramente SEJAM BEM VINDOS COMPANHEIROS, nesse recinto presamos pela liberdade e pelo BOM SENSO, por “BOM SENSO” leia-se “não ser um filho da puta sem costume”, a única regra escrita é “não se passar por moderador”, isso resulta em post apagado e banimento, bem, sempre tenha em mente que “brincar” é permitido mas saiba também que é bem difícil identificar ironia online, sendo assim, melhor não pagar para ver, sempre tente ser uma pessoa legal, não se faça de joão sem braço; por enquanto tudo é muito novo e confuso, inclusive para a staff, então algumas atitudes podem ser arbitrária e meio desmedidas, por isso repito: melhor não pagar para ver, aliás, não preciso falar nada sobre coisas execráveis como café preto, não é mesmo ?
OBS: A board é focada em discussões caras à esquerda, se você for um direitisto sinta-se bem vindo e convidado a participar, entretanto, conserve os bons modos e o respeito.

Arquivo Nova Canudos : https://mega.nz/folder/qIdHlYAB#Ed1Az_KpEYE9yk4EURTFOg
Leia a nossa Carta de boas vindas : https://mega.nz/file/LRtgFTZZ#gI7IgnE9kwy-8WUhaqw2O-MCGxUVdu4h4LXyTfEtCPs


thumbnail of Coletivo de Tradutores de Nova Canudos.jpg
thumbnail of Coletivo de Tradutores de Nova Canudos.jpg
Coletivo de... jpg
(261.18 KB, 1024x682)
Olá camaradas, veio por meio desse fio anunciar-lhes a criação do Coletivo de Tradutores de Nova Canudos. Essa é a “board das primeiras vezes”, todo o processo de criar e divulgar essa board (por mais porcamente que tudo tenha sido feito) envolveu várias atividades que eu realizei pela primeira vez; pela primeira vez mexi com programação, pela primeira vez mexi com edição de imagem, pela primeira vez fui moderador de qualquer coisa que fosse, etc; e agora pela primeira vez realizo uma convocação de camaradas para a criação de um coletivo de tradutores, foi a primeira vez que traduzi um texto longo de forma séria e metódica; tudo está sendo bem legal, espero que os camaradas abracem essa ideia e tudo fique mil vezes mais foda daqui pra frente. Já lhes adianto que eu sou preguiçoso e procrastinador, a board existia, “acabou” e agora está voltando a existir, digo que a board havia “acabado” porque 80% de todo o movimento e interação da board era realizada por mim e pelo Ojuara e eu acabei parando por um tempo, fiz isso porque coloquei a board de lado e comecei o projeto de formação desse coletivo, o projeto andou de forma lenta, como eu disse, foi minha primeira vez fazendo essas coisas e eu fiquei um bom tempo procrastinando.
A intenção de criar esse coletivo é a de fomentar debates e enriquecer a chansfera esquerdista e a pauta esquerdista como um todo, como eu disse num post anterior, um dos propósitos de uma board latina de esquerda é expandir os limites da teoria e, quem sabe, riscar a faísca da práxis; bem, um coletivo de tradutores parece algo bastante alinhado com essa proposta, não?
Convoco através desse fio todos os camaradas interessados em ajudarem em nossas traduções a entrarem nas salas do Element criados com a finalidade de abrigarem essa nossa nova e bela iniciativa; são elas:

Sala para tradutores de músicas, discurso, etc: https://matrix.to/#/#secao_de_musicas_e_discursos_de_nova_canudos:matrix.org?via=matrix.org

Sala para tradutores de textos e documentos: https://matrix.to/#/#secao_de_textos_e_documentos_de_nova_canudos:matrix.org?via=matrix.org

Sala para tradutores de legendas de filmes: https://matrix.to/#/#secao_de_filmes_de_nova_canudos:matrix.org?via=matrix.org

Bem, é isso, companheiros, se puderem entrem e ajudem no projeto; ainda não tenho cronogramas ou coisas do tipo mas conforme os dias passarem e as coisas avançarem vamos ver o que irá acontecer, assim como essa board esse novo projeto também não tem qualquer obrigação de dar certo. Pretendo fazer postagens comentando (analisando) os trabalhos realizados pelo coletivo, creio que isso elevará bastante a qualidade e a frequência dos posts nesse recinto.  digam aí se os links estão funcionando, qualquer coisa eu edito 

Convite para a "comunidade"  uma nova dunção do Element  : tradutores_de_nova_canudos:matrix.org">https://matrix.to/#tradutores_de_nova_canudos:matrix.org
thumbnail of Banner do canal no JewTube.jpg
thumbnail of Banner do canal no JewTube.jpg
Banner do canal no... jpg
(437.54 KB, 2560x1440)
 >>/152/
Bem, como dito no post original, foi criada uma sala no Element para uma seção do Coletivo de Tradutores de Nova Canudos “especializados” na tradução de músicas e discursos; para cada seção do coletivo será criada uma forma de divulgação do trabalho realizado; no caso da seção de musicas e discursos foi criado um canal no JewTube, a Gravadora Nova Canudos. Nele já postei duas canções e a próximas produções do tipo também serão postadas lá

Link para o Canal : https://www.youtube.com/channel/UCLV7MjdWgxLfYXCxNYAZ1nw

thumbnail of Acho o Glauber Rocha parecido com o Mr.Bean.jpg
thumbnail of Acho o Glauber Rocha parecido com o Mr.Bean.jpg
Acho o Glauber Rocha... jpg
(139.97 KB, 960x850)
 >>/152/
Também foi esclarecido no post original que seria criada uma sala de tradutores “especializados” em filmes; para abrigar as produções dessa seção foi criada uma conta no OpenSubtitles e uma pasta chamada “filmoteca” no Arquivo Nova Canudos, bem, no OpenSubtitles estará disponível apenas a legenda para o filme, já na filmoteca estarão disponíveis a legenda e o filme (seja o .MP4, um .torrent), ademais, dependendo do tipo de conteúdo o filme pode até mesmo ser postado na Gravadora Nova Canudos ou num futuro outro canal no JewTube especificado para isso
Link do OpenSubtitles : https://www.opensubtitles.org/en/subtitles/8605041/alsino-and-the-condor-pb
Link da filmoteca : https://mega.nz/folder/PZUBTCaY#b3tTPWXY_hyYrwIyBw2TbQ

thumbnail of Marx conferindo a tabela da Taça Guanabara.jpg
thumbnail of Marx conferindo a tabela da Taça Guanabara.jpg
Marx... jpg
(130.17 KB, 402x553)
 >>/152/
No post original foi dito que seria criada uma sala no Element de tradutores “especializados” em textos e documentos; os trabalhos de tradução realizados pela seção de tradutores de textos e documentos serão postados na pasta “biblioteca” no Arquivo Nova Canudos, a priori é incentivada a disseminação e o repost livre desse trabalho em blogs, acervos, etc, mas, obviamente, é de bom grado sempre dar os créditos merecidos. O primeiro texto traduzido foi de um NRx então não acho que se classifique para algumas ideias que ando maquinando na cabeça, de qualquer maneira, eu acharia muito legal se pudéssemos postar alguns de nossos trabalhos de tradução no Marxists.org, aliás, se algum camarada souber do contato do pessoal que administra o Marxists.org em português seria de grande ajuda. (eu sei que eles disponibilizam os e-mails para contato no próprio site, mas ter um contato direto e “pessoal” com a staff de lá seria de grande ajuda para facilitar projetos futuros)
Link da biblioteca : https://mega.nz/folder/DJEEUJYT#-IN75ViSF0obTEk0DTe03A



thumbnail of prestes.jpg
thumbnail of prestes.jpg
prestes jpg
(18.81 KB, 291x350)
> militar
> nacionalista
> intelectual
> adepto dos costumes tradicionais
> praticante da luta armada contra a corrupção e a ineficiência de Estado

Prestes era tudo isso e mais um pouco, infelizmente o bostileiro médio e a reaçada preferem idolatrar vermes tão mediocres quanto eles mesmos e por isso exaltam palhaços como Ustra.


 >>/167/
Assim, eu acho que admirar a moralidade e os estudos do Prestes faz bem, porém tem que admitir que várias vezes ele se deu tiro no próprio pé.
O Levante de 1935 foi inútil e ajudou atrasar a esquerda Brasileira por vários anos, também não ajudou que ele queria usar "elementos revolucionários" no exercito que praticamente não existiam (os militares sempre, e continuarão sendo a maior força anti-comunista no país), e nesses mesmos militares que ganharam em 1930 ele ajudou a fomentar a ideologia liberal dentro do exercito pela Coluna Prestes.
Depois desse fracasso, pouco mais de 20 anos depois ele se recusou a se juntar com o Marighella para a luta armada contra a ditadura, e que depois o próprio iria se tornar um símbolo mais importante que o Prestes.



thumbnail of Che radialista, KEK.jpg
thumbnail of Che radialista, KEK.jpg
Che radialista, KEK jpg
(194.37 KB, 900x920)









thumbnail of lei-feng.jpg
thumbnail of lei-feng.jpg
lei-feng jpg
(67.88 KB, 703x460)
Olá camaradas, ainda tem alguém aí? Fiquei um bom tempo fora e não tenho nenhuma justificativa boa para isso; apenas que o amigo que se empolgou para fazer esse projeto comigo ficou desanimado e os outros mods da board simplesmente evaporaram. Bem, que seja, se não tiver ninguém vendo, então isso fica como meu "acervo pessoal de esquisitices".
Crio esse fio na intenção de registrar atualizações nos trabalhos dos coletivos de tradução. Qualquer atividad e postagem será registrada aqui, espero que isso unifique os registros de atividade e faça com que seja mais fácil novos anões entrarem em contato com nossas produções.
4 replies omitted. Click to expand viewer

thumbnail of 1.png
thumbnail of 1.png
1 png
(1.78 MB, 738x1116)
No post  >>/184/ eu afirmei que iria adotar um ritmo de postagem de novos conteúdos dos coletivos de tradução.
Eis que estou postando novamente depois de 4 semanas sem postar nada.
É... Bem chato isso.
Mas há uma boa razão para isso; com esse post de agora eu anuncio que comecei a trabalhar na digitalização do livro "O Que é a Propriedade" de Proudhon e já terminei o primeiro capítulo.
Inicialmente eu pensei em apenas escanear o livro e postar aqui, depois decidi que seria melhor digitaliza-lo e, já que é uma edição muito boa, porém muito antiga, resolvi "retraduzi-la" de acordo com os novos acordos ortográficos, tornando assim uma leitura mais acessível para o público atual.
Tive vários problemas com o escaneamento, digitalização e principalmente como o programa que estou utilizando para mexer no texto (LibreOffice). Deem um desconto; eu nunca havia feito nada desse tipo antes. Além disso, tomando como modelo a versão em francês e em inglês da obra, eu estou realizando também algumas pequenas correções na tradução original.
Enfim, é isso. Quando pensei em criar a board era nesse tipo de produção que eu estava pensando. Pensando em criar algo como uma "editora" virtual, coletiva e descentralizada; finalmente parece estar dando certo.
Pretendo postar um capítulo a cada duas semana e, se tudo correr excepcionalmente bem, talvez um por semana.

Link para as páginas escaneadas e para o primeiro capítulo já digitalizado: https://mega.nz/folder/mV9BERJa#Kzmz2hGc3pP12KEMkIAwIQ

OBS: essa é a pura e simples digitalização + correção do primeiro capítulo da obra. Quando já tiver digitalizado o livro inteiro pretendo fazer uma capa, adicionar prefácio e traduzir o prefácio escrito pelo próprio Proudhon mas que não está presente nessa edição

thumbnail of Deslpa aí.gif
thumbnail of Deslpa aí.gif
Deslpa aí gif
(235.74 KB, 320x238)
Minha impressora quebrou e só consegui consetá-la na quinta-feira; pensei que, se eu me dedicasse muito poderia chegar até o meio do segundo capítulo; mas não. Não deu certo, ainda estou nas primeiras páginas. É, essa semana não teve postagem. Se a impressora cooperar tudo ficará pronto até o fim da semana que vem.
Me disgurpem.

thumbnail of 1.png
thumbnail of 1.png
1 png
(1.81 MB, 738x1116)
Finalmente. O capítulo 2!!!
Eba!
Bem, o link continua sendo o mesmo. Organizei melhor as pastas; o link direciona para a pasta O Que é a Propriedade na mconta do Mega da board, nessa pasta há 3 coisas; os PDFs do primeiro e segundo capítulo e uma pasta contendo as PNGs das páginas escaneadas.

As picas relatadas em cada reply que fale sobre o andamento da postagem do livro serão pngs da primeira página escaneada do respectivo capítulo

https://mega.nz/folder/mV9BERJa#Kzmz2hGc3pP12KEMkIAwIQ

thumbnail of pag 1.png
thumbnail of pag 1.png
pag 1 png
(1.89 MB, 738x1116)
AAAAAAAAAAEOW, Terminei o capítulo 3! Meu ritmo de tradução nesse capítulo foi ainda mais inconstante e indisciplinado que no anterior. Vou tentar melhorar. Fico até envergonhado de dar um novo prazo que eu sei que fatalmente não irei cumprir, então fica por isso mesmo; o próximo capítulo virá quando estiver pronto; ele é ainda mais longo que o anterior, então pretendo postá-lo quando chegar na metade (ou até antes). Mas ,falando da postagem de agora, é possível notar algumas mudanças de formatação que ocorreram entre o capítulo 2 e 3, mudanças aconteceram também do capítulo 1 para o 2, mas na presente tradução elas estão especialmente notáveis. Como eu já mencionei anteriormente, é minha primeira vez realizando esse tipo de trabalho e essa é a principal razão das inconsistências de formatação; a verdade é que, conforme eu for avançando com minha tradução e conhecendo melhor a ferramenta de que disponho (LibreOffice), eu vou mudar e incrementar uma coisa ou outra. Enfim, todas essas diferenças de formatação de um capítulo para o outro serão resolvidas quando eu terminar toda a tradução e disponibilizar o PDF da obra completa.

Segue o link da pasta com os scans e os três capítulos em PDF: https://mega.nz/folder/mV9BERJa#Kzmz2hGc3pP12KEMkIAwIQ



thumbnail of Monarkismo Estrutural.png
thumbnail of Monarkismo Estrutural.png
Monarkismo Estrutural png
(1.51 MB, 1530x858)
thumbnail of Neo-Monarkismo Com Características Cariocas.png
thumbnail of Neo-Monarkismo Com Características Cariocas.png
Neo-Monarkismo Com... png
(1.01 MB, 1516x863)
> monark do Flow Podcast lança mais uma pérola esperando que, assim como das outras vezes, nada aconteça.
> acontece alguma coisa.
> adversários novos e antigos fazem questão de assegurar que algo realmente aconteça.
> algumas horas depois o fucking JORNAL NACIONAL deixa claro que REALMENTE aconteceu alguma coisa.

Os caras, por motivo de conveniência, afim de preservar a "licença poética" de falar qualquer merda, se recusaram a admitir que eram grandes e relevantes. Monark fala uma merda maior que as de costume e acaba esfarelando todo seu trabalho de anos e, possivelmente, manchando toda a cena nacional de mesacasts/podcasts.
Te faz pensar...
O PCO tomou isso como oportunidade para levantar sua bandeira e foi criticado por todos os outros partidos e figuras relevantes da esquerda; entretanto, a postura do PCO não parece muito diferente da postura histórica dos partidos marxistas ainda que o PCO seja trotskista; aproveitaram a oportunidade para se colocarem como oposição à esquerda do resto, defendendo a liberdade de expressão irrestrita (incompatível com a noção burguesa de liberdade) e expondo as contradições sociais sistêmicas.
Uma polêmica na internet foi relevante o suficiente para aparecer no Jornal Nacional; paralelo a isso, o caso Joe Rogan está fazendo a mídia tradicional dos EUA entrar em parafuso. Ambos os casos servem, em maior ou menor grau, para que a grande mídia reafirme suas supostas virtudes superiores em relação a conteúdos gerados exclusivamente pela internet; obviamente, o caráter reacionário do Flow e da maioria dos outros mesacasts não difere muito do reacionarismo tradicional, mas o grande problema é que eu receio que casos assim possam ser um gatilho para um novo "Adpocalipse" como o que aconteceu em 2016-17 e assim venha a inviabilizar o surgimento de produções de caráter realmente revolucionário creio que a maior parte dos blogs e canais de youtube da esquerda radical se mantém através da veiculação de anúncios, então, isso certamente faria estrago.
Aliás, acho que todo mundo vai concordar, pô, o cara não é nazista, kek, o cara claramente não é nazista; numa "competição para ver quem é mais nazista" ele certamente perderia para qualquer apresentador desses jornais que passam na TV a cabo.
Algum camarada tem algo mais a dizer sobre o caso?
thumbnail of Lenin explicando o que é NFT.jpg
thumbnail of Lenin explicando o que é NFT.jpg
Lenin explicando o... jpg
(422.81 KB, 1600x1219)
Elaborando um pouco mais acerca da postura do PCO:
A democracia burguesa reclama para si o título de melhor sistema e seus ideólogos chegam as raias de dizer que ela é simplesmente o único sistema possível, adotam uma postura determinista ao afirmarem que o "caminho natural do progresso" das nações tende necessariamente à democracia liberal.
Para justificar a suposta infalibilidade da democracia burguesa esses ideólogos conferem ao sufrágio um status quase místico alegando que através dele seria possível representar fidedignamente todos os desejos das massas e ao mesmo tempo prevenir a barbárie própria das massas. Aí está a grande contradição; ao mesmo tempo, afim de justificar seu sistema de exploração, os liberais alegam que a população, simplesmente por ser o que é, é capaz de tomar as melhores decisões, ou seja que a maioria supostamente seria naturalmente dotada de razão e verdade e que ela exerce essa razão através do sufrágio. Ao mesmo tempo, quando as massas exercem sua suposta infalibilidade através do sufrágio para se afastarem da democracia liberal, então as coisas ficam complicadas. Normalmente quando acontece é seguido por golpes e intervenções estrangeiras (como no caso das ditaduras militares do século XX na América Latina ou, mais recentemente, no caso da Bolívia). Para impedir esses "usos indesejáveis" do direito ao sufrágio, as democracias burguesas criam mecanismos para limitar a atuação das massas, sendo alguns mais evidentes (como a proibição de determinados partidos, citando como exemplo a Polônia e a Ucrânia; o enfraquecimento do poder do voto nos EUA, etc) e outros um pouco menos, como o caso da dubiedade do significado e aplicação da liberdade de expressão. Seguindo a lógica iluminista liberal, a liberdade de expressão irrestrita seria um meio pelo qual se refina e se expande o conhecimento, o debate público seria um grande "mercado de ideias" aonde apenas se destacariam as melhores e as outras iriam desaparecendo conforme aumentasse o nível de instrução da massa. A realidade é totalmente diferente; é impossível "rankear" ideias e, mesmo aquelas rejeitadas pela maioria da população, sempre encontram um cantinho aonde possam subsistir e eventualmente crescer. Para além disso, mesmo que a liberdade de expressão irrestrita esteja de acordo com o princípio liberal iluminista, ela não contribuí para a utilidade prática da democracia liberal, que é defender e perpetuar a classe dominante. 
Quando o PCO vem defender abertamente  a liberdade de expressão irrestrita eles estão expondo mais uma das contradições da democracia burguesa; exigir coerência por parte dos liberais é uma forma de enfraquecer o discurso deles. Mais que isso, não é o acirramento das contradições sistêmicas que possibilitará a inviabilização da continuidade do capitalismo?
Não vejo porque criticar o PCO nessa questão, não estão fazendo nada menos do que se espera de uma oposição legalista/eleitoralista de esquerda; todas os outros políticos de esquerda que saíram desesperados para criticar o PCO não me parecem querer outra coisa senão fazer média com a mídia e dar uma hitada no pássaro.



thumbnail of kropotkin.jfif
thumbnail of kropotkin.jfif
kropotkin jfif
(12.98 KB, 215x234)
thumbnail of 94f8d6cd3f060dcb1359f5755ae4f17a--mikhail-bakunin-alexander-pope.jpg
thumbnail of 94f8d6cd3f060dcb1359f5755ae4f17a--mikhail-bakunin-alexander-pope.jpg
94f8d6cd3f060dcb1359... jpg
(13.33 KB, 236x249)
Pensei esses dias sobre Bakunin e principalmente sobre Kropotkin. A maioria dos grandes pensadores socialistas do século 19 eram, com excessão de Prudhon, burgueses (sei que existe uma explicação para isso, entretanto, não pretendo tratar disso nesse fio); Os casos de Kropotkin e Bakuni chamam especial atenção pois, para além do privilégio burgês, ambos conservavam em sua linhagem familiar o privilégio real, tinham sangue azul.
Não sou um especialista na biografia de nenhum dos dois, mas, bem, paciência.
Kropotkin era um polímata, todos os seus estudos convergem em algum ponto para sua tese anarcocomunista (principalmente os estudos geográficos e antropológicos); Kropotkin era um principe (a estrutura de nobresa russa é diferente da ocidental, ser principe não significava ser herdeiro do trono do tsar, mas ainda assim era um título bastante importante), tinha para si reservado um destino bastante confortável.
Bakunin nasceu no seio da nobreza e da aristocracia da região de Tver,desde o início da vida havia sido pensada para ele um brilhante carreira no exército russo.
Não sei se é só retardadismo da minha parte pensar assim, mas as esperanças dessas pessoas num futuro melhor parecem ter roubado absolutamente suas vidas. Bem idiota essa ideia não é? Também achei, mas parece ser verdade.
"Acreditar demais" parece ser prejudicial em todos os aspectps; para usar como exemplo: Não parece estranho que o xingamento "carola" tenha sido criado num tempo em que a maior parte da sociedade brasileira se identificava como cristã católica? Aquele que "acredita demais" sempre vai ser visto como um otário e sempre vai ser passado para trás e quanto menos pragmática é a crença mais otário é aquele que crê.
Toda essa tourobosta de viver da forma mais honesta e honrosa possível,amar e ser gentil com o próximo, parece ser só isso mesmo, tourobosta.
Claro, essas conclusões são bem óbvias e não há nada de novo em tudo o que eu escrevi, mas esses dias fiquei pensativo sobre o quanto esses mesmos conceitos estão profundamente arraigados na ideia geral do socialismo mesmo que geral goste de bancar o cientista frio e calculista; sabe, aquele lance de todos poderem viver com dignidade e, no caso dos comunas, "dar a cada qual segundo suas necessidades".
Walltext longo e desnecessário, nem eu sei porque escrevi isso.


thumbnail of E8xs8-4XMAM0XAm.jfif
thumbnail of E8xs8-4XMAM0XAm.jfif
E8xs8-4XMAM0XAm jfif
(126.47 KB, 680x680)
thumbnail of E9VUl9RWUAQ0p8V.jfif
thumbnail of E9VUl9RWUAQ0p8V.jfif
E9VUl9RWUAQ0p8V jfif
(122.42 KB, 680x680)
thumbnail of E9e9diPXMAU_Csy.jfif
thumbnail of E9e9diPXMAU_Csy.jfif
E9e9diPXMAU_Csy jfif
(96.18 KB, 680x680)
thumbnail of E9f7QySX0AgZ-9w.jfif
thumbnail of E9f7QySX0AgZ-9w.jfif
E9f7QySX0AgZ-9w jfif
(109.43 KB, 680x680)
PCO baseado e redpillado defendendo SOZINHO a insurreição popular contra o imperialismo estadunidense no Afeganistão.
Não acho que a discussão seja boa o suficiente para merecer um fio, apenas quis ressaltar esse belo cenário político épico no qual o PCO se encontra, lutando contra todos!
Islamismo é lixo, isso todos concordam, mas, seja como for, todos os povos tem direito à autodeterminação. Se em algum momento as populações da região quiserem se organizar para acabar com o islamismo elas certamente receberão todo o apoio, mas "impor o progresso" (que sequer é progresso de verdade https://www.causaoperaria.org.br/rede/dco/opiniao/colunistas-convidados/por-que-nao-devemos-temer-o-taliba/ ) é colonialismo e imperialismo sujo e descarado.
Novamente, os movimentos identitários dão as caras e tentam justificar o injustificável; tentam justificar o colonialismo e imperialismo com base numa suposta "libertação das mulheres"; a real é que a galerinha toda do Afeganistão é muçulmana e o Talibã tem apoio popular massivo (prova disso é que conseguiu resistir à ofensiva imperialista por 20 anos). Além disso, não é como se os militares dos EUA fossem santos, os abusos da poppulação local(principalmente à mulheres) são a regra das ocupações imperialistas; para o afegão médio os verdadeiros terroristas são os estadunidenses.
 Os caras ainda de quebra deram uma zoada nos SocDem progressistos 





Post(s) action:


Moderation Help
Scope:
Duration: Days

Ban Type:


0 replies | 0 file
New Thread
Max 20 files0 B total
Refresh

Page: Prev [1] [2] [3] [4] Next | [Index] [Catalog] [Banners] [Logs]