Novo fio para perguntar o que os camaradas acham dos movimentos antiimperialistas muçulmanos.
Tenho particular admiração pelo antiimperialismo expressado pelos movimentos nacionalistas muçulmanos (é interessante pensar sobre como a ortodoxia slamica e todos os seus derivados defendem abertamente o nacionalismo e o tradicionalismo, ao passo que o criastianismo é quase que "antinacionalista"); o nacionalismo árabe parece ser REALMENTE nacionalismo, e como consequência disso é um nacionalismo que incorpora pautas de justiça social. Acho que não é nada absurdo dizer que o maior "expoente intelectual" do nacionalismo islâmico é o socialismo árabe. O que os companheiros pensam dessa mistura de religião com socialismo?
A existência do socialismo árabe prova que o verdadeiro nacionalismo é socialista, e por socialismo não quero dizer a doutrina que evoluiu das ideias europeias do século 19, e sim a organização social que coloca o homem antes do capital e que presa pela exaltação da classe dos produtivos. O islamismo é o grande responsável pelo enraizamento do conceito de Asabiyyah no inconsciente coletivo do povo do deserto, de forma que os conceitos básicos do islamismo parecem naturalmente conduzir rumo a uma sociedade socialista.
Nesse aspecto , nós latino-americanos temos muito a aprender com os árabes. Se o pensamento latino-americano se emancipar de vez da influência ocidental acredito que nós nos tornaremos tão autossuficientes quanto eles.
Também gostaria de trazer para esse debate a revolução argelina; esse conflito, e o processo de descolonização nos países árabes como um todo, provam a legitimidade do pensamento socialista árabe? Será que a própria evolução da sociedade sob o socialismo conduziria por si só ao ateísmo? E sobre os atentados violentos dos muçulmanos contra os imperialistas, isso é válido, ou vocês não são baseados o suficiente para apoiar atentados com bomba em praça pública KEK ?
E só para terminar, gostaria de lembrar aos companheiros o importante papel dos árabes contra o avanço do sionismo.