/canudos/ - Nova Canudos

A Trincheira do Cybeproletariado BR


New Reply on thread #37
X
Max 20 files0 B total
[New Reply]

[Index] [Catalog] [Banners] [Logs]
Posting mode: Reply [Return]


thumbnail of ANTIFA levando uma só.gif
thumbnail of ANTIFA levando uma só.gif
ANTIFA levando uma só gif
(452.71 KB, 240x138)
thumbnail of ANTIFA dando uma só.gif
thumbnail of ANTIFA dando uma só.gif
ANTIFA dando uma só gif
(2.01 MB, 300x168)
thumbnail of mundo palhaço.jpg
thumbnail of mundo palhaço.jpg
mundo palhaço jpg
(630.97 KB, 2560x1706)
 >>/37/
Primeiro Black Blocs, é tática.
BLM é um movimento que no momento tem objetivos bem estreitos, que se resumem em diminuir a violência policial.

O Occupy era contra o capital financeiro. E era baseado em uma estratégia de mobilização das massas para realizar assembleias e ocupações que serviriam para catapultar a mudança social. Deu errado, por diversos motivos; mas o essencial é o seguinte:organização. Falava-se de não existir liderança, mas de fato ela existia e agia sem controle e sem mandato, pois as assembleias eram incapazes de decidir tudo e não tinham método decisório e não elegiam lideres. Por fim o problema é simples sem nenhuma mediação, ordem, ou treino as massas não conseguem governar-se

thumbnail of greve de trabalhadeiros.jpg
thumbnail of greve de trabalhadeiros.jpg
greve de... jpg
(7.72 KB, 306x165)
 >>/40/
Mas a questão principal é : Esses movimentos são capazes de culminar em algo maior ? Esses movimentos, em pleno século dos bombardeios por drone e encouraçados com poder de fogo suficiente para destruir cidades inteiras, tem capacidade de realizar qualquer mudança social significativa ? A tática Black Bloc, adotada pela maior parte desses movimentos de rua, é eficaz ? Sempre quando paro para pensar nisso lembro do episódio da greve de 68 na França; o movimento grevista de frente ampla moveu o país inteiro, provavelmente se trata de um dos maiores movimentos grevistas de toda Europa pós 2 guerra, todas as categorias, todos os sindicatos; e no final das contas nada mais do que algumas migalhas foram alcançadas, apenas algumas conceções da classe burguesa, também me lembro do massacre dos trabalhadores em Germinal, esmagados primeiro pela fome e depois pelo exército; o camarada acha que esses movimentos podem desencadear uma altentica revolução ? Esses movimentos servem para alguma coisa além de dar munição para a mídia burguesa difamar a esquerda ?

 >>/42/
> Esses movimentos são capazes de culminar em algo maior ? 
Sim.

> Esses movimentos, em pleno século dos bombardeios por drone e encouraçados com poder de fogo suficiente para destruir cidades inteiras, tem capacidade de realizar qualquer mudança social significativa ?
Sim; Todas essas armas são complexas e demandão uma grande quantidade de operários para fazer e operar. Se esses se negam a fazer acabou o jogo, vide movimento pela paz no vietnan que rolava nos EUA.

> A tática Black Bloc, adotada pela maior parte desses movimentos de rua, é eficaz ?
Como qualquer tática é uma ferramenta. No caso se bem empregada funciona sim. Principalmente para impedir a prisão de manifestantes e proteger multidões pouco poderosas.

> Sempre quando paro para pensar nisso lembro do episódio da greve de 68 na França; o movimento grevista de frente ampla moveu o país inteiro, provavelmente se trata de um dos maiores movimentos grevistas de toda Europa pós 2 guerra, todas as categorias, todos os sindicatos; e no final das contas nada mais do que algumas migalhas foram alcançadas, apenas algumas conceções da classe burguesa, também me lembro do massacre dos trabalhadores em Germinal, esmagados primeiro pela fome e depois pelo exército; o camarada acha que esses movimentos podem desencadear uma altentica revolução ?
É uma questão de estratégia. Não conheço o maio francês. Conheço a Revolução Russa e o Golpe de 64 no Brasil. Desses dois casos você consegue ver a diferença de entender Lenin e saber sociologia e filosofia marxistas. 
Focando na questão de 64: O PCB não sabia o que estava fazendo, tinha uma linha muito parecida com o PT e PDT de hoje. Não havia estratégia clara, mesmo sabendo que o golpe era iminente nos 10 anos anteriores a ele não se fez nada. Os Bolcheviques em 17 tinham um plano. No caso de não terem um possuíam a  capacidade organizativas para os quadros se adaptarem as circunstâncias. No Brasil o golpe foi em 64 e a resposta em 68, na Russia teve a Rev. de fevereiro e em outubro os comunistas estavam no poder.

> Esses movimentos servem para alguma coisa além de dar munição para a mídia burguesa difamar a esquerda ?
Das falhas totais se ganham lições. Das falhas parciais com a sobrevivência do povo se ganha capacidade organizativa, esse último é o ganho verdadeiro do Occupy e BLM. Para lhe falar a descoberta deles é que democracia direta mal organizada não funciona e que organizações precisam ser organizadas.

thumbnail of revolution_thebolshevik_1.jpg
thumbnail of revolution_thebolshevik_1.jpg
revolution_thebolshev... jpg
(2.93 MB, 3000x2230)
 >>/44/
No caso da revolução russa o camarada acha que é possível traçar um paralelo com os movimentos de rua atuais ? A organização da esquerda eslava da época me parece gritantemente diferente das organizações desses movimentos de rua atuais, vez ou outra os socialistas convocavam greves ou manifestações, mas a razão principal do movimento não era essa, os socialistas praticavam o sindicalismo revolucionário, organizaram milicias operárias para guardar as fábricas, criaram sovietes de camponeses e soldados; as manifestações de rua eram apenas uma parte de toda a rede de organização socialista de frente ampla, enquanto que a atuação na rua é simplesmente a unica arma de movimentos como o BLM ou ao menos pode ser entendida como a arma principal. Esses movimentos não paltam sua existência num interesse maior de uma revolução vindoura, eles se focam sobre coisas mais imediatas e ganhos a curto prazo para grupos específicos, digurp camarada, mas grupos como o BLM e o PussyRiot me parecem sem propósito e, de certa forma, conservadores, legalistas e burgueses

 >>/48/
Bom com certeza é. O sindicalismo e as organizações de vila e camponeses estão enfraquecidas ou não existem nos Eua ou no Brasil. Além da vida no neoliberalismo ser uma vida de relacionamento entre "indivíduos" o que deixa as pessoas com medo ou desconfiança de instituições.
O PussyRiot, não conheço.
O BLM nasceu das agitações contra a violência do início dos anos 2010, eles são bem jovens, e tem muitos problemas, principalmente por serem reféns da indignação pública com a violência policial. Eles sabem das suas fraquezas e estão tentando construir um movimento revolucionário, mas treinar quadros demora tempo.

 >>/48/
Existe uma dialética curto/longo prazo e é simples: os objetivos de curto servem para melhora organizativa e de vida da classe, os de longo para direcionar as escolhas dos objetivos de curto e para direcionar o treinamento dos quadros


Post(s) action:


Moderation Help
Scope:
Duration: Days

Ban Type:


6 replies | 5 file
New Reply on thread #37
Max 20 files0 B total